sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Apresentação

OBJETIVO:
Premiar os alunos que apresentam comportamento social com sinais de caráter como: bom senso, gentileza, solidariedade, sinceridade, cooperação, disciplina, respeito ao próximo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Provocar nos alunos efetivamente a discussão ampla do tema: indisciplina na escola.
Encorajar e impulsionar nos alunos o engajamento na cidadania escolar.
Propagar a ideia de que ser uma pessoa de bom senso deve ser motivo de orgulho e, não de vergonha.
Chamar a atenção e despertar nos alunos autocrítica.
Transformar a visão dos alunos sobre seu comportamento na escola.


METODOLOGIA
Uma comissão de 3 professores da Escola Estadual Manuel Rufino (Urucânia, MG), assessorada e monitorada por outros 2 professores, assumirá a responsabilidade de selecionar 35 alunos, desta escola, a serem premiados com uma viajem gratuita com destino a cidade de Ouro Preto, MG.


JUSTIFICATIVA
Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina. As manifestações de indisciplina trazem como conseqüência aulas de qualidade comprometidas parcialmente ou, muitas vezes, totalmente.

Problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, uma das principais dificuldades da educação no Brasil.

A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.

Para enfrentar o problema da indisciplina, educadores devem utilizar estratégias diversas na sala de aula que vão desde as atitudes com caráter punitivo como repreensão verbal após a quebra de acordos, até o reforçamento com elogios para os comportamentos adequados. Conclui-se que: para lidar com a indisciplina, os professores precisam adquirir algumas características aversivas, utilizar também de alguns conceitos da análise do comportamento.
A formação de um sujeito, enquanto cidadão, deve ultrapassar as expectativas do professor, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais. (BRASIL ESCOLA, 2019)

No contato com os alunos, a educação deve estar voltada para fatores que englobam os interesses dos mesmos, sendo associados a valores morais e éticos.

O processo educativo, nesse sentido, deve ser responsável por levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.

Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:
Cooperação: onde o aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
Sinceridade: quando buscamos confiança nos outros, mas principalmente quando exercemos nossa própria sinceridade, estando certos ou não em nossas ações;
Perdão: perdoar é não guardar ressentimento contra ninguém, é se livrar das amarras impostas pelo rancor;
Respeito: princípio básico para receber respeito. Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo respeitado;
Diálogo: para resolver impasses, divergências de opiniões, nada melhor que o diálogo, a conversa de qualidade que coloca os pingos nos “is”. Conversar, trocar ideias e buscar explicações sem acusar o outro é uma forma de se livrar dos embaraços;
Solidariedade: essa é a palavra que vincula afetivamente entre as pessoas. Ser solidário é uma grande virtude, o sujeito demonstra sua preocupação com o outro, ajudando a construir uma sociedade mais justa;
Não agredir: violência gera violência, isso todo mundo sabe, portanto não se deve agredir ninguém com palavras e muito menos fisicamente;
Bondade: esta é uma forma de demonstrar respeito ao seu semelhante. Ser bondoso e atencioso com as pessoas só faz com que receba bondade dos outros. Bem diz o ditado “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, ou seja, a pessoa que causa o sofrimento do outro, receberá o mesmo tratamento. (BARROS, 2018)

A elaboração, sustento e nutrição desses conceitos visa capacitar os alunos (e a própria escola) no desenvolvimento de suas aptidões e responsabilidades, crescimento em suas relações interpessoais e, consequentemente, cidadania.

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